segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Norwegian Wood | Haruki Murakami - Ele




Foto: por @tipocoelhosNorwegian Wood
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Edição: 2008/359p.


Conheci Murakami esse ano, e algo que ja tenho que deixar avisado é que me apaixonei pela escrita deste simpático japonês, amante de boa musica, antigo dono de um bar de jazz, apreciador de boa comida ( as descrições dos jantares são extremamente apetitosas ) e corredor de maratonas ( quero ser igual a ele quando crescer )
Dito isto o primeiro livro dele que irei comentar no blog é Norwegian Wood.

Norwegian Wood, escrito em 1987, nome baseado em uma belíssima musica dos Beatles, conta a historia de Toru Watanabe, 19 anos, adolescente clássico com duvidas sobre amor, sobre a carreira, sobre estudos e, como se a adolescência não fosse complicada o bastante, Toru se apaixona por Naoko, ex namorada de seu melhor amigo, melhor amigo este que se matou aos 17 anos.

A história se passa na década de 60, com um pano de fundo de greves e problemas políticos no país.
Não sou um conhecedor de história e política, e de qualquer forma isto é só o pano de fundo, o autor cria um personagem que não participa destes problemas, que, aparentemente, não acredita nestas lutas.
Um personagem inteligente, introspectivo e, como muitos de nós, indeciso.

Apesar de gostar bastante do clima que o autor cria, neste livro, em certo ponto achei a história lenta, não evoluía, não contava nada, era só um dia a dia tedioso.

Entre momentos de tédio e momentos realmente únicos e interessantes você passa a adorar uma personagem chamada Midori, que cai de para quedas na vida de Toru.
Personagem muito carismática, divertida e espontânea, faz os dias de Toru mais felizes, e consequentemente os dias de nós, leitores, mais divertidos.

O livro fala de jovens se encontrando na vida, tentando entender a vida, tentando tomar as decisões certas, ou as decisões menos erradas possíveis.

Esse livro me da aquela sensação de estar lendo "O apanhador no campo de centeio"
Não só a forma como Murakami escreve, mas o tipo de história, aquela história que você vê uma fatia da vida de tal personagem, de um adolescente que pensa demais, indeciso, talvez com mais problemas e coisas na cabeça do que um cara de 19 anos deveria ter.

Com certeza vale a pena ser lido.

Postado por: André

2 comentários: