terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Americanah | Chimamanda Ngozi Adichie - Ele





Foto: por @tipocoelhos
Americanah

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das letras
Edição: 2014/516p.


Demorei muito pra sentar e escrever sobre esse livro por achar que ele é de uma importancia realmente grande, e com um certo medo de não conseguir passar isso com o meu texto. 

Falei pra Livia, logo no inicio da leitura, que parecia que estava lendo algo que não devia, invadindo um mundo que nada tinha a ver comigo, por não ser negro, não ser mulher e não estar em outro país. 

Depois só me senti babaca em pensar assim. 

Bem, o livro Americanah, escrito pela autora Chimamanda Ngozi Adichie, é aquele tipo de livro que fala de uma boa parte da vida da personagem, desde jovem, passando pela faculdade, trabalho e vida adulta.

A personagem principal, Ifemelu, vive inicialmente em Lagos - Nigéria. 
Vive com seus pais, tem seus amigos e seu namorado, e por problemas politicos no paí - a Nigéria sob regime militar, culminando em varias greves em sua faculdade - Ifemelu se muda para os EUA, para dar continuidade a seus estudos, pra tentar uma vida melhor. 

A maior parte do livro se passará nos EUA, cobrindo alguns anos da vida de Ifemelu, e mostrando de uma forma inteligentíssima e ao mesmo tempo sem ser pedante, as dificuldades, preconceitos e dúvidas que uma mulher, pobre, negra e africana terá que enfrentar longe de sua terra Natal.

Alterna também capitulos com a história de Obinze, seu antigo namorado, mas, sinceramente, tudo que queremos é realmente ver os capitulos da Ifemelu. 

A personagem me surpreendeu, as vezes soando um tanto arrogante, mas orgulhosa de quem é, de onde veio, da educação que teve e de seu sotaque.

Nos EUA ela passa a escrever um blog, e em boa parte do livro você verá trechos desse blog, e vai querer marcar cada texto desses, e ler, ler e reler.

O livro fala de amigos que cresceram e mudaram, nem sempre pra melhor, e de saber que você estava indo pra o mesmo lado que eles, mas que, felizmente a tempo, acordou.

Mostra como pessoas se entregam, e se deixam moldar, que se apagam, se anulam, para parecerem com o padrão que tanto admiram.

E ai vem a parte que me senti babaca em pensar que estava lendo "algo que não devia" que "não tinha nada a ver comigo"

Porque o livro é incrivel em te mostrar situações que você pode sim se identificar - e me identifiquei com muitas - mas, na minha opinião, é mais incrivel ainda em te informar, te mostrar coisas que você deveria saber e não sabe, coisas que as pessoas passam e não deviam passar.

Ele é genial em te mostrar a ótica da Ifemelu, e através dos olhos dela tudo parecer tão simples e nessa simplicidade vemos as coisas erradas que ninguem vê, as injustiças que ninguem percebe, as diferenças que não deveriam existir. 

Não quero ficar viajando no texto, tentando filosofar, sendo que a autora faz a gente pensar em tanta coisa com um texto tão simples, mas com personagens incríveis.

Um ótimo livro, que acho que deveria ser lido por todos, seja você homem, mulher, branco, negro, rico, pobre, brasileiro, americano ou marciano.

Postado por: André

Um comentário:

  1. Oi André!!!
    Meu namorado (que também escreve no blog comigo) já me falou sobre essa autora, mas até então eu só tinha visto a adaptação "Sejamos todos feministas" do discurso que ela fez.
    Fiquei realmente interessada no livro. Ainda que ele fale de uma realidade muito distante para você, ele conseguiu te abraçar e isso é muito legal. Adorei a sua resenha!!

    (Carol)
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir