domingo, 31 de janeiro de 2016

Crônicas vampirescas #1 - Entrevista com o vampiro | Anne Rice - Ela




Foto: por @tipocoelhos
Crônicas vampirescas #1: Entrevista com vampiro 
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Edição: 2009/334p.



Este é um livro que eu estava extremamente ansiosa para ler.
Sempre gostei do tema vampiros e este é considerado um clássico. Ganhei de presente de aniversário e é um da meta 2016 riscado da lista (yey!)

A história - como o próprio título diz - É uma entrevista com vampiro, o vampiro Louie.

Louie espreitava um jornalista e acaba em um quarto com ele, contando seus 200 anos de história.
O livro no começo é um pouco confuso - como a narrativa é em primeira pessoa, tem hora que você não sabe quem é que está falando o que e precisa voltar um pouco o texto pra conseguir compreender.

Louie conta toda sua vida - seus primeiros anos em Nova Orleans, sua transformação pelas mãos do vampiro Lestat e os anos seguintes como vampiro.

Sentindo-se culpado pela morte do irmão mais novo, Louie vive uma vida desleixada e vazia, esperando que a morte o pegue a qualquer momento - cuidado com o que deseja, pois pode acontecer - Lestat o encontra e o transforma em um vampiro.

Louie e Lestat ficaram para mim dois personagens bem caricatos:
Louie é intensamente melancólico - seus questionamentos sobre o propósito da vida vampiresca, a forma divina como trata a vida humana e seus questionamentos interiores sobre ser uma criatura de Deus ou do diabo entediam e deixam maluco Lestat - que aproveita a cada segundo seus poderes, sua força sobrenatural, a hipnose que sua aparência impecável causa nos humanos e como é fácil controlá-los e acabar com suas vidas.
Louie é um vampiro que não desapega de sua - mais do que melancólica - alma humana e isso, por mais irritante que seja, é o que deixa Lestat encantado por ele.

O que eu vi bastante neste livro é uma relação de possessão e dependência que Lestat tem para com Louie. Ao mesmo tempo que ele é cruel e escarnece dos sentimentos de Louie, ele não consegue viver sem ele, mantendo Louie preso em um relacionamento destrutivo. Louie quer se livrar de Lestat, mas esse por sua vez sempre fala que Louie não sabe nada sobre o que é a vida vampiresca, o que pode e não pode ser feito e como pode morrer a qualquer momento se deixá-lo, pois não tem conhecimento de nada. E Louie se mantém preso a ele, esperando saber mais até o momento em que se cansa, mas Lestat da seu ultimo golpe - Ele transforma uma criança em vampiro.
Claudia, com jeito de boneca, de apenas 5 anos, passa a ser filha de ambos.
Mas embora presa em um corpo de 5 anos, sua mente obviamente envelhece e amadurece com o tempo que se passa. Claudia junta o melhor dos dois - A paixão por literatura e conhecimento de Louie e a destreza em matar e sobreviver de Lestat. Ela se torna, pra mim, o mais "perigoso" personagem do livro, pois usa de sua aparência frágil para manipular sem dó todos a sua volta. Mas tem um problema - e ela sabe disso, e é algo que desenvolve a trama do livro - ela vai ter pra sempre um corpo de criança, dependente, para toda eternidade, de alguém que faça as coisas para si.

É um livro muuuito bacana, emocionalmente complexo pois os debates interiores sobre sua existência que o Louie tem deve ter se passado na cabeça de muitos de nós (na minha já!). Mas ao mesmo tempo foi isso que me cansou. Eu nunca tive muita paciência para dramas e essa narrativa depressiva do Louie me cansou demais.
Mais pra frente somos apresentados a alguns personagens beem curiosos como o Vampiro Armand e a cenários bem interessantes.

Assim que terminei de ler o livro coloquei o filme (que eu ja tinha aqui guardadinho esperando a hora certa) pra ver novamente e fazer as comparações.
Gente, o que é o Tom Cruise como Lestat? Achei fantástico!
Nos primeiros minutos de filme senti uma vergonha alheia sem fim - o filme é de 94 e a princípio ficou bem engraçado, não tinha envelhecido bem, mas depois você se acostuma.
Brad Pitt como o jovem Louie caiu bem, embora tenha me cansado ainda mais esse jeitinho melancólico dele. Kirsten Dunst como a vampira Claudia está impressionante e eu me pergunto como é que eles conseguem fazer crianças atuarem dessa forma.

Bem, achei o filme beeem fiel ao livro. É claro que uma ou outra coisa foi suprimida e você não sente com a mesma intensidade do livro, pois lendo você se coloca no lugar do personagem. Mas, se você tem curiosidade do livro e muita preguiça de ler, o filme sacia um pouco a necessidade.

Sempre achei que sendo um 'clássico' este livro introduziria toda uma mitologia e informações relevantes sobre o universo de vampiros,mas a verdade é que a história foca muito mais no romance e nas relações vampirescas do que na mitologia em si.

Gostei menos do livro do que eu esperava, mas acredito que tenha sido o Louie que me desanimou um pouco.
Vou continuar a saga das "crônicas vampirescas" pois estou ansiosa para saber mais sobre o Lestat. vai que da uma animadinha!

Minha nota:3,5 de 5.
Não é mais porque eu fiquei um pouco entediada e eu detesto quando livros me entediam, mas também não é menos porque os personagens são muito bacanas e bem construídos.

Vejo vocês no próximo livro ;)


Postado por: Livia 

Um comentário:

  1. Não li o livro, mas o filme está na minha lista dos 100 filmes favoritos.
    Primeiramente pelo tema, vampiros, que sempre me atraiu e depois aquele elenco me fez suspirar muitas vezes na minha adolescência.
    Todos os atores que as garotas achavam lindos, reunidos em um único filme.... acho que isso foi uma grande sacada na época.
    Tenho que concordar que todo o enredo do Louie sobre o certo e errado cansa, mas acho necessário essa contra partida por causa do Lestat.
    Enfim, não despertou em mim a vontade de ler o livro imediatamente, mas deixarei para um momento que eu não tenha outras opções...

    ResponderExcluir