quinta-feira, 12 de maio de 2016

Psicose | Robert Bloch - Ela



Foto: por @tipocoelhos
Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: Darkside Books
Edição: 2013/257p.


Meu primeiro contato com Psicose foi com a clássica imagem da Janet Leigh no chuveiro e a sombra de uma faca, cena clássica, que acho que qualquer pessoa na casa dos 25/30 deve ter visto.
Se você não viu, é essa aqui ó:




Sempre fiquei muito curiosa em ver o filme mas daí tive a desagradável surpresa de saber o fim. É, não me lembro como mas fiquei sabendo a grande reviravolta do final e acabei desanimando.

Mas eis que um belo dia estava zapeando nas eternet e li a resenha do livro no blog do nossos queridos parceiros do Our Brave New Blog (a resenha pode ser lida aqui) e com a empolgação da Carol acabei me animando bastante pra ler, pra ver o que é que leva até aquele fim que eu já sabia (#chateada)

Primeiro: Que edição linda! A Darkside lança livros muito caprichados então só de tê-lo na estante já é algo legal. O livro também é curto e surpreendentemente fácil de ler . Surpresa porque alguns livros antigos são meio difíceis de ler, com ritmo e história arrastada, mas não é o que acontece aqui.

Vamos à sinopse: O livro se desenvolve na história de dois personagens: Marion Crane, que é uma jovem, normal e trabalhadora que lida com uma situação inusitada:em um momento do seu trabalho, uma fortuna de 40 mil (hj em dia é pouco , mas na época que foi escrito devia ser uma bolada) cai na sua mão, e como diz o ditado “a ocasião (e a necessidade) faz o ladrão” e nossa querida protagonista lida com os conflitos internos de ser honesta ou ter seus problemas resolvidos. 

O outro personagem, que é o mais curioso e o que a gente mais ouve falar quando se fala de Psicose, é o Norman Bates. Norman é a personificação do ‘filhinho da mamãe’. Engomadinho, ele comanda o Bates Motel na sombra de sua mãe completamente controladora. Também temos nesse personagem um conflito: o de se tornar independente e fazer da vida o que bem entende e, aquele que não sai da sasa de sua mãe, com a desculpa de que ela não vive sem ele quando na verdade aparenta bem o contrário.

Eu não estava esperando absolutamente nada desse livro, mas a trama conseguiu me envolver de um jeito surpreendente. Ele é bem escrito e chega um ponto que está sem fôlego e nem tem vontade de parar pra descobrir onde aquilo vai dar. Se estiver bem disposto, consegue acabar numa tacada só.

O nome do livro não é em vão e vai falar um pouquinho sobre psicose e que nem tudo é exatamente o que parece... ele termina muito bem amarrado e explicado, sem duvidar da capacidade mentaldo leitor de entender o que é que está acontecendo.

Se você é um fã de horror e suspense é uma leitura necessária na lista, não sei como eu consegui ficar tanto tempo sem, mas já entendi porque durou todos esses anos e virou um clássico.

Depois de ler o livro resolvi ver o filme do chamado ‘Mestre’ Hitchcok e não é que é bom? Veja bem, mais uma vez minha surpresa porque os filmes antigos também conseguem ser lentos. Esse não foge, claro (dormi a primeira vez que tentei ver) , mas é muito bem feito e fiel ao livro. Tem um ou outro acréscimo aqui e ali mas é sensacional e o Anthony Perkins, que interpreta o Norman, está simplesmente fantástico!

Uma coisa que achei bem curiosa é que na época do lançamento do livro, Hitchcok comprou os direitos da obra e TODOS os livros disponíveis na época para q ninguém soubesse o final do filme! Pra você ver como tem uma ÓTIMA reviravolta!
Coitado dele se soubesse o que a internet consegue fazer com spoilers rsrs

Enfim, suuuper recomendo tanto ler o livro quando ver o filme e minha nota é 4 de 5.



Postado por: Livia

3 comentários:

  1. Não sabia que você já sabia o finallll, que dorzinha. Eu não sabia nada, então foi bem mindblowing. O que mais me impressiona é como a história flui. Você nem sente as paginas passando e quando ve já acabou. Ainda não assisti ao filme, mas quero!! E a série tambem. Só tenho que perder a preguiça hahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia, triste né?
    Não posso nem reclamar, pq na regra não escrita de spoilers, um livro tão velho ja devia ter sido lido rsrs

    Assiiista o filme, é bem legal até! (mas tbm nãlo é nada que vá fazer muita falta na vida, a não ser que vc tenha uma listagem de filmes que devem ser visto, que é o nosso caso rsrs), a série eu to louca pra ver tbm, parece ser bem bacana e salve netflix <3

    ResponderExcluir
  3. Desde 1991a.c que eu pretendo ler Psicose, depois pretendo ver o filme e só então ver o seriado Bates Motel. Venho nessa enrolação há muito tempo e nada. Sempre vi resenhas e comentários sobre o filme e livro, mas GRAÇAS A ZEUS eu nunca peguei nenhum spoiler.

    Adorei o post e o blog. Grande abraço!!

    ResponderExcluir