segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Crônicas vampirescas #2 - O vampiro Lestat | Anne Rice - Ela




Foto: por @tipocoelhos
O vampiro Lestat

Autor: Anne Rice
Editora: Marco Zero
Edição: 19889/423p.



Final do ano passado eu ganhei de aniversário alguns livros das crônicas vampirescas.
Depois de ler Entrevista com o vampiro no começo do ano (cuja resenha você pode ler clicando aqui) descobri que antes da Rainha dos Condenados, que era o próximo livro que eu tinha, vinha "O vampiro Lestat", livro este que não veio nos meus presentes e estava totalmente esgotado nas livrarias, argh.

Achei essa ediçãozinha bonitinha por apenas OITO reais no estante virtual, OITO reais gente... é muito barato, paguei 8 no livro e 8 no frete, e chegou muito rápido. Ela é beeem velha mas veiio com capa dura e aquele cheirinho gostoso de livro velho que a gente tanto ama.
Recomendo!  

Enquanto "Entrevista com o Vampiro" conta a história de Louie, "O vampiro Lestat' conta a história de...ta, é óbvio, ok, do Lestat! rsrs
Acho interessante como ponto de vista é tudo nessa vida. Eu sempre digo isso qdo as pessoas vem com o papo certo de que Capitu traiu Bentinho,quando o livro na verdade é escrito do ponto de vista dele....mas isso fica pra uma futura resenha do Dom Casmurro.

O que quero dizer com isso é: em "Entrevista com Vampiro" nós temos um Lestat muito instável, egoísta, sádico, possessivo, mas "Entrevista" foi escrito do ponto de vista de Louie, que é um personagem bem sensível.

No "O vampiro Lestat", vendo as coisas pelo ponto de vista de Lestat, vc vê que o buraco é mais embaixo...

O livro começa exatamente de onde parou o "Entrevista com o vampiro", com Lestat acordando de um longo sono e descobrindo sua vida exposta em um livro.
Se sentindo ultrajado, la vai ele escrever um livro contando sua versão da história
O livro conta a história de como Lestat se transformou, lááá na França, no século XVIII (eu acho, não lembro).
Eu acho a história de Lestat meeeega interessante, na verdade, esse é pra mim um livro bem mais interessante que o "Entrevista".

Ele mostra Lestat sendo transformado, mostra o encontro dele com um fascinante e poderoso vampiro ancião chamado Marius,que também conta sua história.
Nessa narrativa de Marius nós temos um acesso maior à mitologia vampiresca. Nós descobrimos um pouco mais sobre a suposta origem dos vampiros, sobre os reis vampiros, "Akasha e Enkil". Sabemos também mais sobre a relação de Lestat e Armand, que aparece como um ser bem misterioso la em "Entrevista".

Lendo "O vampiro Lestat" nós temos uma visão completamente diferente do Lestat descrito por Louie.
Ele é jovem, determinado, ousado e desbravador, mas beirando a arrogância constantemente.
Lestat nasceu pra brilhar, e é isso que ele vai fazer. É quando ele decide se expor para o mundo todo como vampiro e se tornar um astro de rock n roll.
É bem bizarro mas ao mesmo tempo engraçado, da pra encarar sem ser uma coisa completamente idiota porque você vai vendo a reação dos demais vampiros diante dessa exposição, que vai ser totalmente concluída em um único show em São Francisco, onde Lestat irá por fim demonstrar seus poderes. É interessante que isso rende bastante encrenca pq, imagina você vivendo pelo menos uns 100 anos na maior discrição e alguém decide expor todos seus segredos, suas forças, fraquezas...é...

O fim desse livro se mistura um pouco com "A rainha dos condenados". Se você ja assistiu esse filme vai ver que o começo dele é na verdade o fim do Vampiro Lestat.

Esse é um livro bem legal, eu gostei bastante, bem mais do que "Entrevista com o vampiro", mas ele tem muito forte a questão do romance gótico, que é o proposto pela Anne Rice, então tem momentos de grande e profundo sofrer e reflexões.Não é de todo um mal, mas chega um momento que da uma cansada, então se seu nível de tolerância para dramas e grandes firulas é baixo, recomendo muuuita paciência ao ler esse livro, mas recomendo que leia mesmo assim, vale muito a pena. 

Dou uma nota 3,5 de 5.

É a mesma nota de Entrevista com o Vampiro, oq não faz muito sentido ja que eu gostei mais desse do que dele, mas pra ser um 4 acho que tinha que me deixar mais surpresa, e não deixou. Mas não deixa de ser bom!

Te vejo no próximo livro das crônicas...
:*

Postado por: Livia

2 comentários:

  1. Eu conheço o Entrevista... Acho que assisti uma vez, mas não inteiro, então eu obviamente não tinha conhecimento dessas continuações, mas achei a história super interessante. Porém, eu me encaixo na categoria de pouca tolerância para dramas e grandes firulas hahahaha, então acho que seria uma leitura difícil...


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, minha paciência para firulas é beeem pequena, só consegui termimar pq eu a-do-ro uma historinha de vampiros hehehe
      Mas da pra esperar porque vai sair série das crônicas vampirescas :D



      - Livia

      Excluir