segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O morro dos ventos uivantes | Emily Brontë - Ela




Foto: por @tipocoelhos
O morro dos ventos uivantes

Autor: Emily Brontë
Editora: Círculo do livro

Edição: 1994/311p.




Antes de ler essa resenha eu recomendo que você vá lá no youtube e digite: Wuthering Heights - Kate Bush. A não ser que você tenha mais de 40 anos e/ou ja tenha visto esse clipe antes, não recomendo que veja agora pra não cair na gargalhada e quebrar o clima. (É bem esquisitinho).
Ouça a música pra entrar no clima e...
Vai!


O morro dos ventos uivantes é considerado um clássico da literatura inglesa. Não pra menos. Ele foi escrito por Emily Brontë, na época em que mulheres não deviam fazer muita coisa além de serem boas e passivas donzelas..
Eu falo um pouco sobre as irmãs Brontë no post que fiz sobre o Jane Eyre e pode ser lido aqui.
O morro dos ventos uivantes é o único romance escrito por Emily e o que mais fez sucesso entre as obras das 3 irmãs.

Quando eu tinha 17 anos peguei esse livro aleatoriamente na biblioteca do colégio para ler. Eu estava em uma fase apaixonada da vida e esse história me arrebatou. Fiquei tão impressionada que fui atrás do filme e que espanto foi quando percebi que o final era bem diferente do livro... a coisa engraçada: eu tinha pego na biblioteca uma edição de 1945 feita pelo Círculo do livro e...dividido em duas partes! Eu só tinha lido a primeira hahahahah
Bem quase 10 anos depois eu finalmente resolvi ler (depois de muita tiração de sarro do Sr. André pelo minha pequena confusão)

O livro conta a história de Catherine, Heathcliff e seu amor avassalador.

Heathcliff chega em Wuthering Heights quando jovem, trazido pelo Sr. Earnshaw, que o encontrou órfão e faminto em uma de suas muitas viagens pelo país.
Com apenas 7 anos, de pele mais escura e cara de cigano, não tardou para os filhos de Earnshaw, Hindley e Catherine o rejeitarem, mas a implicância de Catherine não durou muito, logo se transformando em uma extrema e recíproca afeição. 
Pouco tempo depois, com a morte do pai e o fato dos dois não se desgrudarem, a raiva e o desprezo de Hindley por Heathcliff se tornaram ainda maior e sendo agora herdeiro e senhor de Wuthering Heights, ele faz o que pode para manter Heathcliff um ignorante e desprivilegiado. Bem... lendo esse livro a gente vai perceber que Karma é uma coisa forte!

Catherine e Heathcliff tem o espírito rebelde e intenso e não se desgrudam, não importa o que Hindley faça. É uma cumplicidade única. Entretanto tudo muda quando eles conhecem os Linton. São dois irmãos de alta classe e alta educação, tudo que Hindley deseja para sua irmã, e o total oposto de Heathcliff, que se sente inferior com a aparição desses novos personagens.
Linton é inteligente, de tez clara, polido e bem educado enquanto Heathcliff é seu total oposto, desde a aparência até os modos que são brutos e ignorantes.

É interessante a quantidade de complicações que o ser humano é capaz de atrair para si por causa de orgulho, raiva e obsessões.

A primeira vez que li a primeira parte do livro achei bonito e arrebatador.
Mas lendo agora outra vez, percebo que a relação dos dois, mais do que de amor é de obsessão, uma necessidade intensa que leva as pessoas à loucura e, gente... isso não é legal ou saudável e definitivamente, não é bonito.
É claro que a história é mega interessante, e eu adorei o livro, mas essa visão obsessiva e doentia do amor só cabe pra o século em que foi escrita, hoje você percebe que é loucura.
Além disso tem hora que o gênio de Catarina e Heathcliff beira o irritante. Ela completamente mimada e ele um grosso de primeira. Eu na verdade fico com bastante pena dos personagens ao mesmo tempo que serve de um bom alerta pra gente abrir mão das vaidades e orgulhos pra ser feliz.

É válido ler?  É claro! O livro é um bom romance, embora como eu disse, doentio. 
Eu gostei? Sim! Bastante....
Mas...Jane Eyre é muito melhor <3
De toda forma é inevitável não pensar nesse livro com muito carinho, tanto pela época que me lembra quanto pela mania de gostar desses amores impossíveis que a gente tem às vezes...

Eu brinquei no começo da resenha sobre a música da Kate Bush mas eu AMO essa música e ela consegue tocar a gente de um jeito muito louco. Enquanto eu lia o livro (e escrevia a resenha também) devo ter ouvindo, sem brincadeira, pelo menos umas 50 vezes.
Ah as coisas que a música faz com a gente...


Nota: 4 de 5.

Postado por: Livia


4 comentários:

  1. Hm... Eu tinha a impressão de que esse romance era daqueles SUPER açucarados que pesam as páginas e olha, pelo que você disse, é meio que isso mesmo, já que vira até uma coisa obsessiva. Eu não sei se eu teria paciência pra lidar com os dois hahaha. Fora isso, parece que ele levanta questões bacanas, como orgulho, aparência e coisas assim.
    Lívia, você tem muita coragem em fazer releituras, eu não consigo, fico com medo de odiar tudo hahaha. Beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Ai Carol, pois é, só peguei pra ler de novo porque não tinha terminado e foi uma danada de uma decepção...mas até que valeu a pena vai, foi sofrido mas valeu hehehe

    Bjss

    - Livia

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro apesar de ser um romance, porque sou uma amante dos livros de romance. Achei bem interessante e intrigante, deu vontade de ler, e claro que na época que ele foi escrito a visão de amor é diferente dá que temos hoje, mas ainda é valido para aprendermos o que não fazer ou perceber sinais preocupantes e do que não é amor.
    Parabéns, já está incluído na minha lista!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mah, apesar dos pesares, vale bastante a pena ler, o livro é bom sim, embora com algumas coisas irritantes rsrs

      Beeeijo

      :**

      Excluir