terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Amityville | Jay Anson - Ela





Foto: por @tipocoelhos
Amityville
Autor: Jay Anson
Editora: Darkside
Edição: 2016/240p.



Uau!
Fazia tempo que eu não pegava pra ler um livro de uma tacada só, e foi o que aconteceu nesse domingo lendo "Amityville" de tão empolgada que fiquei.
Eu sempre gostei muito de terror e, como ja citei quando fiz a resenha do Demonologista, que pode ser lida aqui , depois de véia fui ficando medrosa. Quando ganhei esse livro do André fiquei com receio de ficar muito impressionada mas resolvi ler mesmo assim.

O livro me ganhou de cara. Logo a princípio tem um prefácio escrito por um reverendo falando sobgre os tipos de análises que podem ser feitas quando se depara com histórias desse tipo: científica, religiosa ou imparcial, mas que independente do que você achar "O sábio sabe que ele não sabe e - o prudente respeita o que ele não controla". Show.

Daí começamos com o livro que é basicamente um documentário romanceado do que aconteceu com a família Lutz, que morou na casa de Amityville por 28 dias - quando saiu às pressas, deixando todos seus pertences para traz, para nunca mais voltar.

Fato real - em 1974 A casa de Amityville foi palco de um acontecimento macabro: o filho mais velho, Ronald DeFeo, em uma noite de tempestade, matou toda a família - mãe, pai, 2 irmãos e 2 irmãs a tiros de alto calibre e de forma metódica. Ele disse que vozes disseram para ele fazer aquilo. Depois de descartada a possibilidade de ser louco, foi condenado a 6 prisões perpétuas.

Caerca de um ano depois a família Lutz se mudou para o local, indiferente às superstições que rolava sobre a casa e sobre o assassinato, apenas felizes por ter uma bela casa por um ótimo preço.

O livro narra o que acontece na casa durante os próximos 28 dias. Não vou dar spoiler mas acho que fica claro que são coisas assustadoras,  bem assustadoras.

O que eu gostei muito no livro é que ele me deixou bem tensa e ansiosa do começo ao fim, tanto que queria acabar logo ele para ver como a história ia acabar, mas em momento algum fiquei com aquele medo perturbador, então foi um terror "saudável" de se ler, embora as coisas que aconteçam sejam incômodas por não terem explicações definidas (o surreal nunca tem). O desconhecido é sempre o que nos deixa com mais medo.

Embora o livro seja a transcrição do que os moradores da casa relataram, fielmente, o que eu gostei muito no livro e o epílogo feito pelo escritor do livro deixa bem claro é que em momento algum eles tentam te convencer que o que aconteceu com a família seja uma verdade absoluta.
Ele te conta a história, explica alguns fatos e deixa você a vontade para tirar suas próprias conclusões se aquilo aconteceu mesmo ou se foi alucinação dos moradores da casa, que por diversas vezes chegaram a questionar a própria sanidade.

Pra quem é fã de assuntos paranormais, no fim fala brevemente sobre uma visita do casal Warren feita à casa e a impressão que tiveram. 

Se alguém aqui ja assistiu ao filme de nome "Horror em Amityville", a história é bem parecida mas vale a pena ler pq o desfecho é um pouco diferente e, como sempre, o livro é bem melhor que o filme, mas não estragou o filme pra mim não, que ainda é um dos meus favoritos de terror.

Eu ja gostava da história por causa do filme e por causa das questões que ficaram no ar sobre o assassinato original e que ja tinha pesquisado antes (pra não dormir direito depois, sim) e que não vou contar aqui pra não ficar um post muito macabro e, gostei ainda mais do livro!

Sobre a edição: Dark Side ataca novamente. A qualidade dos livros que fazem é sempre a mesma, nunca falha: livro capa dura, com marcador de página de fitinha. As cores da capa bem macabras, conforme acima e as folhas de material leve, o que facilita bastate carregar ele pra cima e pra baixo.

Recomendo suuuper a leitura.
Pra quem não é medroso e é mega fã do gênero, talvez seja fraco, mas ainda assim recomendo.
Pra quem é medroso...Ah migo, vai ler uma coisa mais legal e leve, tipo a série dos robôs do Asimov, que eu fiz resenha aqui. Sério.
Mas se vc é medroso e muito curioso que nem eu... leia leia leia!!

Nota 4 de 5.

E se vc ja leu, me conte o que achou!

Postado por: Livia Amaral

2 comentários:

  1. AHHHHH, sua resenha me deixou mais curiosa ainda.
    EU AMO ESSE FILME e surtei quando vi que a DarkSide lançaria esse livro, que eu nem sabia da existência para ser sincera. Porém fiquei com medo, de ser algo fraco e mais marketing do que qualquer coisa, pelo visto estava enganada. Agora é só esperar uma promoçãozinha!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Olha só..como vc não é medrosa como eu pode ser que ache um pouco fraco, mas vale a pena ler sim, ainda mais se vc tbm ama esse filme, pq olha...da pra ficar bem tenso e não é igualziiinho ao filme então ainda tem umas coisas curiosas de se descobrir.

      - Bjss

      L.

      Excluir