segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares | Ramson Riggs - Ela




Foto: tirada da internet
O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ramson Riggs
Editora: Leya
Edição: 2015/336p.


Olássss!
Vou confessar que eu quis ler esse livro por uma coisa bem idiota: a capa me chamou a atenção.
Hahahaha
Eu ja tinha ouvido falar por cima sobre ele e não me interessei porque achei que era algo próximo de apresentações esquisitas dessas de circo, e eu nem gosto disso. Mas depois, me peguei olhando para a capa do livro, li a orelha e pensei "hm, quero ler isso".

Depois disso, minha irmã caçula de 14 anos leu e falou que morreu de medo, o que me deixou morrendo de vontade de ler. O livro não é nada assustador. Quer dizer, talvez pra minha caçula, mas ela é medrosa pra caramba então não podemos levar em consideração. Daí...vi que o Tim Burton ia fazer o filme, eu meio que ja fui muito fã dele e aí resolvi ler de vez. Sim, minha curiosidade foia atiçada pelos canais mais pop's, mas, ler é ler.

O livro me pegou MUITO  de surpresa. Eu leio bastante livro infanto juvenil e não tenho vergonha (ta, talvez um pouco) de admitir isso. Se vc dispensar os clássicos triânlguos amorosos, sai umas coisas interessantes! Eu esperava alguma coisa beeem juvenil e futil e me deparei com uma história bem peculiar, mesmo. rs

O livro conta a história de Jacob que, depois de uma tragédia familiar, vai para uma ilha remota la no País de Gales atrás de respostas com uma tal de Srta. Peregrine, cuidadora de um orfanato de crianças peculiares. Acaba se descobrindo que peculiar não é um só uma expressão a toa - as crianças realmente tem certos...poderes.
Ao passo que Jacob descobre um pouco mais sobre o orfanato e sobre a história de sua própria família, um perigo parece se aproximar, ameaçando ele e as crianças que acabou de conhecer.

O livro é bem completinho: você tem monstros, um pouco de romance, aquela aventura e descobertas.
Ele é narrado em primeira pessoa pelo Jacob e é bem divertido ir desvendando os mistérios junto com ele.
A ambientação é legal e mexe um pouco com viagem no tempo, e nessa parte tem um pequeno defeito - fica um pouco confuso. É mesmo difícil falar sobre viagens temporais sem se perder ou ser técnico demais e acho que o escritor se atrapalhou um pouco aí, mas nada que estrague a história.

Uma coisa que achei bem legal é que tem várias fotos antigas no meio do livro, pra complementar a história que é contada, e isso acaba dando, de forma divertida,  um ar bem verídico pro livro.

A história encerra bem um ciclo mas deixa o final aberto pra sequência - que ja to com vontade de ler.

Depois de ler fui finalmente ver o filme. Achei bem divertido embora tenham mudado algumas coisas BEM desnecessárias em relação ao livro, mas paciência. Ainda assim gostei. O filme terminou de forma diferente e talvez eu tenha tomado um spoiler do segundo livro. Mas bem, se for mesmo, ja tomei spoiler pior, então vambora.

O livor não é nada "AH MINHA NOSSA, QUE LIVRO MARAVILHOSO, MUDOU MINHA VIDA" mas gostei genuinamente e com certeza vou ler as continuações.

Recomendo a leitura se vc gosta de leituras infanto juvenis, se não exige temas super complexos e sérios, enfim, se vc gosta de uma leitura só pra curtir.

Nota 3,5 de 5.
Postado por: Livia Amaral.

2 comentários:

  1. Eu estava crente que esse livro era puro suspense por causa da capa e das imagens que ele traz, mas quando descobri que era mais aventura, fiquei desanimada e acabei desistindo. Acho que você não fosse gostar, mas que bom que foi uma leitura boa, contrariando minhas expectativas hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, foi uma leitura beeem divertida... acho que é porque estava esperando o pior então... deu super certo!
    Vamos ver se as continuações serão boas :D

    ResponderExcluir