sábado, 11 de fevereiro de 2017

Vozes de Tchernóbil | Svetlana Aleksiévitch - Ele




Foto: por @tipocoelhos
Vozes de Tchérnobil
Autor: Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2016/384p.



Depois de vaaaarios textos sobre livros lidos pela Livia e nenhuuuum texto meu ... cá estou novamente. 
Ano novo, vida nova, tentarei participar mais desse lindo blog, tentarei ler mais, escrever mais, vou tentar gente, vou tentar ... 

E o livro pra marcar essa minha volta é o Vozes de Tchernóbil da Svletana Aleksiévitch.

Dificil escrever sobre esse livro...

Bom, o livro fala sobre o acidente nuclear de Chernobyl onde uma explosão e um incêndio destruiram um dos reatores desta usina nuclear e com isso foi espalhado particulas radioativas pelas cidades ao redor da usina, radioatividade essa que no decorrer dos anos matou milhares de pessoas.

Não há sequer um número exato de mortes, muitas pessoas até hoje sofrem com doenças que são consequencias diretas desse acidente. 
Há muito material informativo sobre esse desastre, acredito que documentarios, livros, reportagens e etc. 

Mas, esqueçam essa parte "informativa", esqueçam números e estatisticas, esse é um livro sobre pessoas, é um livro extremamente humano e intimo. 
Ele é escrito a partir de testemunhos, entrevistas que a autora fez com pessoas que passaram por essa tragédia.

Da até pra imaginar a autora sentada anotando tudo que está sendo dito por cada pessoa, há trechos onde as pessoas questionam por que a autora esta escrevendo esse livro, como quem diz "é nossa vida, nosso sofrimento, não mero material pra um livro", outras pessoas dizem para ela continuar escrevendo, como quem diz "essa talvez seja a forma de dizer a verdade, deixar a verdade gravada de alguma forma, a verdade que na epoca ninguem quis ouvir"

O livro mostra como o governo foi negligente com todo o ocorrido, como dias após o acidente o então líder da União Soviética Mikhail Gorbachev apareceu na TV para dizer como o acidente foi só um incendio comum, para dizer como o perigo havia passado e tudo estava bem, como não havia motivo pra panico.

O livro fala de bombeiros que foram conter o incendio no dia do acidente, sem nenhuma proteçao ou roupa especial, e que sobreviveram só por mais 14 dias depois do ocorrido devido a exposição a radiação, e como suas esposas ficaram ao seu lado até o fim, mostrando o quão destruidor é o poder da radioatividade e quão grandioso é o amor dessas esposas. 

Há claramente uma comparação com a Guerra, e como de certo modo as pessoas estavam preparadas pra guerra, mas nao pra um desastre desses. 
Em varios trechos as pessoas citam como ouviam que deveriam ir embora das cidades, que havia radioatividade lá, que havia risco de morte se ficassem lá, e como essas pessoas olhavam pra fora e não viam avioes passando no céu, não viam pessoas armadas nas ruas, não viam tanques de guerra, e sendo assim por que deveriam se preocupar e fugir, como quem se pergunta "o que é essa tal radiotividade?"

Há o testemunho de crianças que falam sobre a radioatividade como se fosse uma vilã de desenho da Disney, e que falam sobre a morte de um jeito que criança nenhuma deveria falar. 

É claro que é um livro triste, mas a autora dá voz a essas pessoas que até então não tinham sido ouvidas.

Me pegava lendo ele, e apesar dos nomes das pessoas serem complicadissimos por serem Russos/Ucranianos/Bielorussos eu fazia questao de ler cada nome pensando como cada nome ali é uma pessoa, como ela esta contando essa historia e o minimo que eu devo fazer é saber o nome dela.

Todos devem ler esse livro, todos devem ouvir essas vozes, por mais triste que seja o que essas vozes tem a dizer. 


Postado por: André Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário